22º Evento do SIAPC recebeu mais de 900 inscrições em sua primeira versão on-line
1 de dezembro de 2020 - 16:56

Na última quinta e sexta-feira (26 e 27), ocorreu a 22º edição do Evento do SIAPC (Sistema de Informações para Auditoria e Prestação de Contas) do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS).

O evento contou com a participação de 978 pessoas inscritas e é a primeira vez que acontece no formato on-line, respeitando as medidas preventivas adotadas pelo TCE-RS para evitar o contágio pela Covid-19.

No evento, ao longo dos dois dias, foram tratadas as alterações relativas a parte contábil e fiscal do SIAPC. Segundo o auditor Rodrigo Laureano, coordenador do Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo (CGEX) do TCE-RS, os dados enviado pelos entes fiscalizados através do SIAPC servem de subsídios para as análises de contas dos gestores. “Esses mesmos dados também servirão de base para o processo de contas anuais, que resulta na emissão do Parecer Prévio dos Prefeitos. Por isso a importância da qualidade dos dados recebidos e da participação dos jurisdicionados no evento", afirma.

Houve também um espaço para os assessores da Consultoria Técnica (CT)  apresentarem suas orientações  na área contábil,  e sobre aspectos contábeis e fiscais da  Lei Complementar 173/2020, com base nos relatórios do grupo de estudos constituído pelo TCE-RS.  “Apresentamos a LC n. 173/20, expomos as ações de constitucionalidade que tramitam em face dela e analisamos as restrições ao aumento de despesa com pessoal decorrentes do art. 7 e 8 da norma”, explica a auditora Ana Scalco Corazza, assessora  da CT.

Participaram também as chefias da Direção de Controle e Fiscalização (DCF) para apresentar as ações realizadas pela área técnica ao longo de 2020; o  coordenador do Serviço de Acompanhamento de Gestão (SAG), Daniel Reus, para abordar as emendas constitucionais 100/2019, 103/2019, 105/2019 e 108/2020 nas Instruções Normativas 6/2019 e 7/2019 que tratam dos parâmetros das remessas de dados orçamentários e patrimoniais para fins de auditoria e emissão de certidões. Também estava presente a auditora Xaiane Orellana, do CGEX, que apresentou um panorama do SIAPC, as regras de integração  da folha de pagamento, as principais inconsistências identificadas no sistema em 2020 e novidades para 2021; além da auditora Andrea Mallmann, da Assessoria Técnica (AT) da DCF; o auditor Jeferson Miranda, do CGEX; e os auditores Luciane Pereira e Vanderlei Cardoso, da CT.

O evento foi organizado pelo Centro de Gestão Estratégica de Informação para o Controle Externo (CGEX) e pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), e contou com a participação de várias unidades do TCE-RS.


ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.


Audiodescrição: Imagem dividida em doze retângulos, mostrando os rostos dos participantes do evento (fim da descrição).