Auditor do TCE-RS publica estudo na Revista TCU
25 de março de 2021 - 12:19
A última edição da Revista TCU (Jul-Dez 2020), do Tribunal de Contas da União, traz o artigo intitulado “Auditoria Operacional com ênfase no princípio da efetividade: Aplicação em um caso prático”, de autoria do auditor público do Tribunal de Contas do RS, Luiz Gilberto Monclaro Mury.
O texto origina-se de uma auditoria operacional focada no princípio da efetividade, e teve como objetivo analisar o impacto decorrente da adoção de livros didáticos privados para a rede de ensino fundamental de um município do Sul do Brasil (o município não é identificado no artigo pois o tema abordado pelo autor faz parte de uma auditoria operacional ainda em andamento). Para a realização do estudo, se aplicou o método científico, comparando-se resultados obtidos no grupo de intervenção com aqueles alcançados no grupo de controle, o que viabilizou o isolamento da variável compra de livros didáticos diferente do fornecido gratuitamente pelo governo federal, revelando seu impacto nas notas das escolas municipais.
Luiz Gilberto Monclaro Mury é doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS; mestre em Engenharia de Produção e graduado em Economia. Possui especialização em Marketing Internacional na European School of Business em Reutlingen, Alemanha. Em janeiro de 2020, Mury finalizou projeto de Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS, com o tema “Métodos de avaliação de impacto como suporte a auditorias operacionais”.
Acesse aqui a publicação.
Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social
Audiodescrição: Capa da revista do TCU, que tem fundo branco e formas geométricas em verde (fim da descrição).