Estado arrecada R$ 31,9 bilhões no primeiro semestre de 2021
7 de julho de 2021 - 11:52
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) divulgou, nesta quarta-feira (07), a edição de junho de 2021 do Boletim Informativo das Receitas Estaduais. A publicação demonstrou um aumento de 31% na receita bruta acumulada do Poder Executivo em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Ainda que em junho de 2020 a economia estivesse sob impacto da pandemia de Covid-19, foi neste mesmo mês que a receita começou a dar sinais de recuperação, inclusive pela entrada de R$ 483,3 milhões, referentes ao auxílio federal (Lei Complementar nº 173/2020) para livre aplicação. Em 2021, a arrecadação no primeiro semestre foi de R$ 31,98 bilhões, contra R$ 25,63 bilhões no mesmo período do ano passado.

Com relação ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os grupos setoriais de metal mecânico, polímeros, veículos, calcados/vestuários e combustíveis/lubrificantes foram os que apresentaram as maiores variações nos valores arrecadados na comparação de junho de 2021 com o mesmo mês do ano anterior. Somados, esses setores recolheram R$ 601,4 milhões a mais de ICMS do que no mesmo período de 2020, variando de R$ 821,3 milhões para R$ 1,42 bilhões, o que representou aumento nominal de 73,2%.

Os dados apresentados são obtidos nos sistemas informatizados disponibilizados pela Secretaria da Fazenda (Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul - FPE e Portal BI - CUBO DW).

Acesse aqui a íntegra do Boletim Informativo das Receitas Estaduais.

Audiodescrição: Imagem com o fundo azul escuro e desenho do contorno do mapa do RS, em tom mais claro da mesma cor. O nome da publicação está escrita em branco no centro da imagem, e o logotipo do TCE-RS está localizado no canto superior direito (fim da descrição).