Governo do Estado divulga Plano de Vacinação contra a Covid-19
18 de janeiro de 2021 - 14:26
O governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O planejamento mostra as estratégias que serão desenvolvidas pelo poder Executivo no que diz respeito à comunicação, logística, capacitações, insumos, rede de frio (armazenamento) e transporte das vacinas contra o novo Coronavírus.
Dentre os detalhamentos contidos no Plano elaborado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), consta a definição dos grupos prioritários para o recebimento das imunizações (profissionais da saúde, idosos, populações indígenas e quilombolas, pessoas com morbidades, trabalhadores educacionais, entre outros), o que totaliza cerca de 4,5 milhões de gaúchos. O Plano esclarece que a ordenação final dos grupos prioritários será divulgada em futuro Informe Técnico e que as vacinas serão realizadas nas Unidades de Saúde ou locais específicos, conforme determinação dos Municípios.

Com relação aos insumos, o Plano afirma que há 4,5 milhões de seringas e agulhas em estoque e que o governo aguarda a entrega de mais 10 milhões destes insumos até o mês de junho de 2021. Além disso, o Estado conta com 5 caminhões refrigerados para o transporte dos imunizantes, capacidade para armazenamento, em rede de frio, para 8,6 milhões de doses das vacinas e freezers capazes de armazenar até 1,5 milhões de doses a -70ºC. Você pode conferir os detalhes do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 clicando aqui.

Letícia Vargas – Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: Imagem da capa do Plano de Vacinação do RS, nas cores branco e cinza, com alguns detalhes em amarelo, verde e vermelho, cores da bandeira do Estado (fim da descrição).