Presidente do TCE-RS acompanha homenagem a Pedro Hallal
6 de abril de 2021 - 16:51
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Estilac Xavier, prestigiou, na tarde desta terça-feira (06), a Cerimônia virtual de Outorga da Medalha Mérito Farroupilha ao ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Prof. Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal. Graduado em Educação Física, mestre e doutor em Epidemiologia, o homenageado atuou como reitor da UFPel entre 2017 e 2020 (o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no País). Hallal também coordena o EPICOVID-19, um dos maiores estudos epidemiológicos sobre coronavírus no mundo. A comenda, proposta pelo deputado Zé Nunes, é considerada a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e é destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Ao receber a homenagem, Pedro Hallal dedicou a honraria à Região Sul do Estado, à cidade de Pelotas, à UFPel, à Escola Superior de Educação Física, ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel e à liberdade de expressão: “Se hoje eu posso falar aqui, preciso lembrar que foi às custas de muitos que não tiveram a mesma chance durante um longo período de ditadura militar no nosso País. Essa medalha é da Ciência e da Educação”, disse. Hallal ainda afirmou: “Estamos vivendo a maior crise sanitária da nossa geração. O Brasil já perdeu mais de 333 mil vidas para a Covid-19, das quais 250 mil poderiam ter sido salvas não fosse a vexatória atuação do governo federal no enfrentamento da pandemia, não fosse a negativa do governo brasileiro em seguir as recomendações da Ciência”, opinou.

O governador do Estado, Eduardo Leite, disse: “Sem dúvida, a trajetória do professor Hallal é de inspiração importante para nossos jovens, crianças, mais velhos e para todos aqueles que querem acreditar num futuro melhor”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, registrou o “Orgulho de entregar a medalha para um cientista brasileiro, gaúcho, que tem abordado com muita propriedade a questão epidemiológica da Covid-19”. Ao prestar solidariedade ao professor Pedro Hallal “pela perseguição e censura que sofreu por emitir opinião crítica sobre a gestão da crise sanitária”, o proponente da homenagem, deputado José Nunes, enalteceu a Ciência brasileira: “Na véspera do Dia Mundial da Saúde, o nome de Pedro Hallal representa o trabalho na luta contra a pandemia; as várias pessoas que atuam ao seu lado e na linha de frente do combate à doença; e os que questionam a ausência de uma política nacional de coordenação ao enfrentamento da pandemia”, pontuou.

O ex-ministro da Educação, professor Fernando Haddad, também prestigiou o evento e saudou homenageado: “Você está recebendo essa homenagem por tudo o que você representa para o estado do Rio Grande do Sul. Você soube, antes de muita gente, das ameaças que pairavam sobre esse País. Soube resistir às intimidações que lhe fizeram e colocou a verdade, a Ciência e o seu compromisso com o País acima de qualquer interesse pessoal”, elogiou.

A reitora da UFPel, professora Isabela Fernandes Andrade, disse que Pedro Hallal é um grande defensor de decisões baseadas em evidências científicas, e registrou o seu reconhecimento e admiração.

A solenidade contou, ainda, com as presenças do deputado federal Henrique Fontana (representando a Câmara Federal); da deputada federal Maria do Rosário (representando a Comissão de Educação da Câmara Federal); do ex-vice-governador do Estado, Miguel Rossetto; do reitor da Universidade Católica de Pelotas, Dr. José Carlos Bachettini Jr.; da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann; da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas; e do prefeito de Rio Grande, Fábio Branco.

Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: Captura de tela da transmissão da cerimônia virtual (fim da descrição).