Presidente do TCE-RS prestigia posse do novo Procurador Geral de Justiça
7 de junho de 2021 - 19:25
Na tarde desta segunda-feira (07), o presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Estilac Xavier participou de forma online da solenidade de posse do novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2021/2023, Marcelo Lemos Dornelles no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Marcelo Dornelles foi o primeiro colocado - com 324 votos (27,5%) - na lista tríplice entregue pelo Ministério Público do Estado ao Piratini. Dornelles, que já foi procurador-geral entre 2015 e 2017 e atual subprocurador para Assuntos Institucionais do órgão substitui Fabiano Dallazen, chefe do MP desde 2017.

O presidente do TCE gaúcho, conselheiro Estilac Xavier renovou os cumprimentos do TCE-RS ao trabalho desenvolvido pelo MPE na pessoa do seu PGJ neste último biênio, Fabiano Dallazen, período grave da nossa história. “Ao Dr. Marcelo Dornelles, desejamos votos de êxito na condução desta importante instituição da garantia da lei dos e direitos dos cidadãos. Conte com o apoio do TCE-RS”, reafirmou, destacando a presença do conselheiro decano do TCE-RS, Algir Lorenzon, na sessão solene.

Em seu pronunciamento, o novo Procurador-Geral de Justiça do MPRS destacou a importância da responsabilidade em dirigir uma Instituição pública centenária em defesa da sociedade. “Sou grato ao espírito democrático dessa Instituição. O MP quer ter o tamanho da democracia!”, frisou ressaltando o cuidado de não interferir no mérito das decisões político-administrativas, salvo quando ilegais ou inconstitucionais. Para ele, a demanda judicial deve ser o último caminho, o que não significa fechar a porta do diálogo. “Especialmente nas questões complexas é preciso seguir buscando as soluções estruturais”, salientou reafirmando o compromisso da união interna e da parceria com todos os Órgãos e Poderes do Estado. 

Gisele Figueiredo - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: A imagem é formada por quatro fotos de diferentes momentos da posse, transmitida ao vivo (fim da descrição).