Servidor do TCE-RS participou da Corrida de São Silvestre
18 de janeiro de 2022 - 15:10
O conselheiro Alexandre Postal, Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), recebeu em audiência esta manhã (18) Oneide de Souza Figueiredo, servidor do Setor de Manutenção Predial. No encontro, Oneide, que é cego, lembrou que o tribunal foi um dos precursores no RS na instalação de equipamentos para facilitar a acessibilidade. Aos 57 anos de idade e 31 como servidor, ele é atleta de maratona, além de ser jogador de xadrez e praticar ciclismo.

Em dezembro, Oneide Figueiredo cumpriu intensa agenda esportiva. Ele participou da tradicional Corrida de São Silvestre, disputada em São Paulo no último dia do ano, chegando em 11º em sua categoria. Antes disso, esteve em Belo Horizonte para participar da Volta da Pampulha. Outra façanha foi a viagem ao município de Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, quando pedalou 135 quilômetros para comemorar o aniversário do pai que completava 88 anos. O trajeto e a participação nos demais eventos foram cumpridos com auxílio de um guia.

Em dezembro, Porto Alegre vai sediar a final do campeonato brasileiro de xadrez para cegos que reunirá os 24 melhores enxadristas do Brasil. Durante a audiência, o atleta solicitou ao Presidente Alexandre Postal a cedência do Auditório Romildo Bolzan para a solenidade de abertura. O pedido foi imediatamente acolhido pelo conselheiro que acrescentou que o TCE-RS dará total apoio ao evento. “Trata-se de um servidor exemplar, bem como um ser humano que supera seus limites com muito esforço e dedicação, inclusive ensinando xadrez para crianças”, afirmou Postal. 

A audiência contou ainda com a presença do servidor Selmar Pereira Meregalli, de 53, da Supervisão de Informática do TCE-RS.


Gilberto Jasper - Assessoria de Comunicação Social