TCE-RS aprova lista tríplice de candidatos ao cargo de conselheiro
8 de julho de 2020 - 15:35
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) aprovou, por unanimidade, durante a 13ª Sessão Administrativa telepresencial desta quarta-feira (08), os nomes dos conselheiros substitutos aptos a ocupar a vaga de conselheiro titular do TCE-RS, aberta em decorrência da aposentadoria do conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo, ocorrida em maio deste ano.
Conforme as determinações previstas no Artigo 73, Parágrafo 2º, Inciso 1 da Constituição Federal Brasileira, o preenchimento de uma das sete vagas que integram a corte do Tribunal de Contas deve se dar por indicação do Governador do Estado, a partir de escolha entre lista tríplice composta por nomes oriundos da carreira de auditor substituto de conselheiro (conselheiro substituto), observando-se o critério de antiguidade no cargo.
Assim, foram aprovados, por unanimidade, os nomes dos conselheiros substitutos Heloisa Tripoli Goulart Piccinini (ingresso no TCE-RS em 10/09/1993); Alexandre Mariotti (ingresso em 29/04/2003); e Renato Luis Bordin de Azeredo (ingresso em 20/08/2014).
A lista tríplice será submetida à apreciação do governador Eduardo Leite para que faça a indicação do futuro conselheiro do TCE-RS. Após, o candidato apontado pelo chefe do Executivo será submetido à avaliação de comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa (AL) que, por meio de realização de sabatina, aprovarão ou não a condução do indicado para posse e exercício do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas gaúcho. Não há prazo para que ocorram a escolha do governador e a avaliação da AL.
Letícia Vargas – Assessoria de Comunicação Social
ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.
Audiodescrição: A imagem mostra o prédio do TCE-RS. Na parte inferior, há um detalhe em azul escuro, com a borda superior nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. Dentro do detalhe, no canto inferior direito, está o logotipo do TCE, também nas cores da bandeira (fim da descrição).