TCE-RS disponibiliza apoio à Secretaria de Segurança Pública do Estado
22 de julho de 2021 - 11:19
Em pronunciamento realizado nesta quarta-feira (21), durante a Sessão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), o presidente do Órgão de Controle, conselheiro Estilac Xavier, informou que, no último dia 14, entrou em contato com o governador do Estado, Eduardo Leite, e com o vice-governador e também secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, para manifestar solidariedade e apoio, extensivos a todos os trabalhadores da Segurança Pública estadual tendo em vista o incêndio que atingiu o prédio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS). Estilac Xavier disse que colocou o Tribunal de Contas à disposição dos membros do Poder Executivo para a prestação de auxílio no que for possível. “Há tratativas para que este Tribunal faça a doação de equipamentos próprios da área de Tecnologia da Informação e, também, eventualmente, doação de imóveis”, informou o conselheiro, acrescentando que tratativas nesse sentido estão sendo feitas com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, por meio do seu titular, Mauro Hauschild, para atender, em especial, às necessidades da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).

Para o presidente do TCE-RS, as estruturas de TI possuem uma importância estratégica comparáveis às de áreas como Energia e Água, e que tais temas deveriam entrar no rol das questões de Segurança Nacional. “No que diz respeito à proteção de dados e informações, ressalto o quão relevante é o nosso Estado poder contar com o suporte da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS), que não só desenvolveu a maioria dos sistemas utilizados pela Segurança Pública do nosso Estado, como também é a responsável pela sua hospedagem. Caso nosso Estado não contasse com esse suporte e dependesse de uma empresa privada, os custos e as dificuldades neste momento seriam muito maiores”, afirmou. 

O procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado, Geraldo Costa da Camino, manifestou apoio ao comunicado feito pelo presidente do TCE-RS, e informou que também prestou solidariedade, em nome da Instituição que representa, ao governador e ao vice-governador gaúchos.

Letícia Vargas – Assessoria de Comunicação Social


Audiodescrição: A imagem mostra parte da fachada do prédio do TCE-RS, onde há o nome da Instituição. Na parte inferior, há um detalhe em azul escuro, com a borda superior nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. Dentro do detalhe, no canto inferior direito, está o logotipo do TCE, também nas cores da bandeira (fim da descrição).