TCE-RS já conta com sistema de energia solar
25 de maio de 2021 - 15:58
Alinhado com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) tem adotado práticas voltadas à sustentabilidade para diminuição do impacto ambiental na utilização dos recursos naturais. Nesse sentido, começou a operar em maio o Sistema de Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica do TCE-RS. 

O sistema, conectado à rede da CEEE, é composto por 228 painéis fotovoltaicos de 440w, que ocupam uma área de 507,3 m2 na cobertura do prédio sede, que deverão gerar, anualmente, 134 mil kw de potência, suprindo cerca de 25% da carga elétrica utilizada no prédio sede do Órgão de Controle e reduzindo substancialmente a despesa com energia. A vida útil estimada do sistema é de 25 anos.

Segundo Paulo Pontes, supervisor dos Serviços Administrativos e presidente do ECOTCE, o Programa de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social do Tribunal de Contas, “a ação está entre as iniciativas estratégicas do TCE-RS para o biênio 2020/2021, conta com o apoio da Comissão de Sustentabilidade do Tribunal e será paulatinamente ampliada para os Serviços Regionais de Auditoria, no interior do Estado”.

Marcos Rolim - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: Imagem área do prédio sede do TCE-RS, em Porto Alegre. Os painéis fotovoltaicos estão colocados na cobertura do prédio (fim da descrição).