TCE-RS lança Manual de Boas Práticas para concursos e processos seletivos públicos
3 de maio de 2021 - 13:23
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) está lançando um guia para disseminar boas práticas na realização de concursos e processos seletivos públicos, de forma a cumprir sua missão constitucional de controlar a legalidade de atos de admissão de órgãos públicos municipais e estaduais gaúchos e de contribuir para um recrutamento mais eficiente, eficaz e efetivo.

O Manual de Boas Práticas na realização de concursos públicos e processos seletivos públicos visa a evitar que parcelas significativas das negativas de registro de atos admissionais ocorram por falta de um planejamento adequado, ou pelo desrespeito às normas vigentes por ocasião de sua realização. “Não raras vezes, as inconformidades verificadas levam o TCE-RS a decidir pela nulidade do certame, o que gera inúmeros transtornos para candidatos, jurisdicionados e sociedade. Por isso, lançamos este Manual de Boas Práticas e passamos a atuar de forma preventiva e concomitante”, explica o auditor público externo do Tribunal de Contas, Felipe Blos.

A publicação busca promover orientação sobre temas que, com frequência, geram dúvidas na hora da elaboração dos editais de recrutamento e é dividida em duas partes: uma conceitual, e outra que contempla aspectos práticos. O Manual de Boas Práticas na realização de concursos públicos e processos seletivos públicos pode ser acessado clicando aqui.

Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social