TCE-RS manifesta voto de pesar pelas mortes de Bona Garcia e Jorge Postal
17 de março de 2021 - 15:58
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aprovaram, por unanimidade, nesta quarta-feira (17), durante a realização de Sessão Administrativa, voto de pesar pela morte do sociólogo, advogado e ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar, João Carlos Bona Garcia. Falecido no último dia 12, aos 74 anos, vítima da Covid, Bona Garcia foi lembrado pelo conselheiro Alexandre Postal como ícone da resistência ao regime implantado em 1964. “Bona Garcia foi duramente torturado, tendo que viver exilado na Argentina, Chile, Argélia e França. A sua vida foi contada no livro ‘Verás que um filho teu não foge à luta’ e também chegou ao cinema, com o filme ‘Em teu nome’, de Paulo Nascimento”, registrou.
Os magistrados também aprovaram voto de pesar pela morte do prefeito, recém reeleito, do município de São Jorge, Sr. Jorge Postal. Aos 73 anos, também vítima de Covid, o prefeito faleceu no último domingo (14). O conselheiro Alexandre Postal contou que a história de Jorge Postal se confunde com a do Município de São Jorge: “Ele liderou o processo de emancipação do Município, que hoje conta com seis mil habitantes, tendo sido seu primeiro prefeito, em 1988, e depois sendo reeleito por mais três vezes”, disse.
Por proposição do presidente do Tribunal, Estilac Xavier, os votos de pesar foram estendidos às famílias dos falecidos e ao Tribunal de Justiça Militar. O presidente da Casa fez, ainda, uma manifestação de solidariedade às famílias dos mais de 280 mil mortos pela Covid no Brasil “O quadro é trágico, triste, e requer medidas drásticas. Ontem, o Brasil registrou 2.842 mortes, e o Rio Grande do Sul, 502. Significa que a cada três minutos, um gaúcho ou uma gaúcha morreu nas últimas 24 horas, vítima de Covid. O TCE continuará cumprindo sua missão, fiscalizando e auxiliando as administrações públicas estadual e municipais para que bem desempenhem suas funções para preservar e proteger a saúde pública”, disse.
Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social
Audiodescrição: A imagem mostra o prédio do TCE-RS. Na parte inferior, há um detalhe em azul escuro, com a borda superior nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul: verde, vermelho e amarelo. Dentro do detalhe, no canto inferior direito, está o logotipo do TCE, também nas cores da bandeira (fim da descrição).