TCE-RS promove debate sobre mecanismos da boa governança
22 de abril de 2021 - 17:21
O segundo de uma série de três encontros abordou o tema “Mecanismos de governança: liderança, estratégia e controle” e contou com a participação do Diretor de Governança de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais do TCU, Jetro Coutinho; e do Secretário de Fiscalização de Integridade de Atos e Pagamentos de Pessoal e Benefícios Sociais do TCU, Wesley Vaz. A mediação ficou sob a responsabilidade da coordenadora da Assessoria de Gestão e Controle Interno do TCE-RS, Rosane Moretti.

O presidente do Tribunal gaúcho, conselheiro Estilac Xavier, destacou a atuação dos órgãos de controle brasileiros e a importância da boa governança, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus: “Aos Tribunais de Contas compete fazer com que os recursos públicos, advindos dos impostos pagos pela sociedade, se transformem em políticas públicas de qualidade para a população e, para isso, devemos fazer uso de todos os mecanismos, meios, estruturas e conhecimentos que estiverem ao nosso alcance”, defendeu.

Jetro Coutinho falou sobre os desafios da governança, detalhando uma série de estruturas, processos e mecanismos capazes de fazer com que o comportamento dos gestores corresponda aos interesses da sociedade. “Uma boa governança faz toda diferença, pois ela impacta diretamente as outras áreas de gestão”, resumiu. Já Wesley Vaz destacou a normatização da governança pública, lembrando que este é um processo que exige continuidade e amadurecimento: “Todo gestor que almeja entregar bons resultados para a sociedade deve avaliar e buscar promover o equilíbrio entre os benefícios, os recursos e os riscos que envolvem suas iniciativas”, sublinhou.

O terceiro e último encontro virtual que compõe o Ciclo de Debates sobre Governança Institucional ocorrerá em 29 de abril, quando será discutido o tema “Implantação da governança nos Tribunais de Contas: experiências e desafios”.

Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: Captura de tela da sala de webconferência, mostrando os cinco participantes do debate (fim da descrição).