TCE-RS reafirma compromisso com a Educação durante atividade da UNDIME
12 de maio de 2021 - 12:34
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Estilac Xavier, participou, nesta quarta-feira (12), da mesa de abertura do 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do RS, organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS).

Com a temática “Os desafios da gestão educacional no contexto da pandemia”, o evento, transmitido virtualmente pelo canal do Youtube da Undime-RS, é destinado aos Secretários Municipais de Educação, equipe técnica, conselheiros municipais e outros interessados, e se estende até o dia 13 de maio. A programação completa pode ser conferida aqui.

Ao se solidarizar com as famílias e amigos dos trabalhadores da Educação vitimados pela Covid-19, o presidente Estilac Xavier ressaltou a importância da institucionalização da relação permanente entre o Tribunal de Contas e os conselhos municipais e estaduais. “Por isso, o Tribunal de Contas publica, anualmente, uma Radiografia da Educação Infantil no Estado, que está à disposição da sociedade, dos educadores e dos dirigentes”, informou o conselheiro, referindo-se à análise feita pelos auditores do TCE sobre dados sociais, educacionais e financeiros dos 497 municípios gaúchos. O documento apresenta indicadores de qualidade da evolução do número de docentes nas diferentes redes de educação infantil, número de turmas e quantidade de alunos por turma, entre outros dados que podem servir de subsídios para a atuação de conselhos e gestores da Educação. Recentemente, para comemorar os 10 anos da Radiografia, o TCE-RS lançou um livro digital, com o título “Educação Infantil – uma visão multidisciplinar”, disponível aqui.

Estilac Xavier falou, ainda, do comprometimento do órgão de controle com a Educação e a Saúde, que têm a Ciência e a Pesquisa como instrumentos de trabalho. “Afirmo que este Tribunal está compromissado e engajado com dirigentes, professores, trabalhadores e instituições que agregam todos os que trabalham para melhorar a Educação no nosso Estado - alicerce da democracia! – e para que a Constituição Federal se materialize na vida real”, finalizou.

Também participaram da mesa de abertura do 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do RS o secretário Executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy; a secretária Estadual da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira; o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Emanuel Hassen;  a secretária Municipal de Educação de Porto Alegre, Janaina Audino; o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia; a promotora de Justiça da Promotoria Regional de Educação de Porto Alegre, Ana Cristina Ferrarezi; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Marcia Adriana de Carvalho; e a coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS (UNCME), Fabiane Bitello Pedro.

Letícia Vargas - Assessoria de Comunicação Social

Audiodescrição: Imagem dos participantes do Fórum virtual. A tela é dividida em oito quadrados, e na parte inferior de cada um deles, há o nome do participante. No canto superior esquerdo, está o logotipo da Undime (fim da descrição).