TCE-RS realiza reunião de instalação do Comitê de Governança Institucional
15 de dezembro de 2020 - 12:15

Na manhã desta terça-feira (15), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou a reunião de instalação de seu Comitê de Governança Institucional. A constituição do grupo, que absorverá as atribuições do antigo Conselho da Qualidade, foi aprovada no início deste mês, pela Resolução 1130/2020.

Além da instalação do Comitê, a reunião teve o objetivo de alinhar as atribuições definidas na Resolução aprovada pelo Pleno do TCE-RS. O Comitê de Governança Institucional busca implantar melhores práticas de gestão e governança no Tribunal gaúcho, alinhando-se às diretrizes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, em especial ao Objetivo 16 que, entre suas metas, prevê o desenvolvimento de instituições eficazes, responsáveis e transparentes, e a garantia da tomada de decisão responsiva, inclusiva e participativa em todos os níveis.

O presidente do TCE-RS, conselheiro Estilac Xavier, afirmou que o Comitê é fruto de um amadurecimento da Instituição e de muito trabalho realizado anteriormente, como aquele relacionado à qualidade. Ele também agradeceu aos presidentes que o antecederam no comando do Tribunal, que permitiram a implantação de iniciativas como o processo eletrônico e a Mesa de Trabalho, entre outros investimentos em Tecnologia da Informação, que culminaram nos resultados alcançados hoje.

Também participaram da reunião o vice-presidente do TCE-RS, conselheiro Alexandre Postal, o 2º vice-presidente, conselheiro Cezar Miola, a conselheira substituta Letícia Ramos, a diretora administrativa, Renata Agra Balbueno; o diretor-geral, César Filomena; o diretor de Controle e Fiscalização, Everaldo Ranincheski; a supervisora de Gestão de Pessoas, Fernanda Nunes; a coordenadora da Assessoria de Gestão e Controle Interno (AGCI), Rosane Moretti; e o coordenador do Centro de Gestão Estratégica de Informação para Controle Externo (CGEX), Rodrigo Laureano, além de servidores da AGCI.

A próxima reunião está marcada para a primeira quinzena de fevereiro, ocasião em que será estabelecido um cronograma de trabalho e a divisão das atribuições por temas.


ATENÇÃO: O atendimento às demandas dos gestores referentes à pandemia está sendo feito pelo email: covid19@tce.rs.gov.br e pelo telefone (51) 3214.9990.


Audiodescrição: Captura de tela da reunião virtual, mostrando os participantes (fim da descrição).