TCE-RS sedia evento que fará balanço da democracia na última década
3 de maio de 2021 - 11:00
Nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Associação Mexicana de Ciência Política (AMECIP) e a Associação Brasileira de Ciência Política promovem a VI Cátedra Guilhermo O’Donnell Brasil/México, cujo tema será “Triunfos, derrotas e crise da democracia: balanço de uma década”.

O evento reúne alguns dos mais relevantes docentes e pesquisadores da Ciência Política da América Latina. O objetivo é fazer um balanço dos regimes democráticos e suas instituições na última década. Trata-se de tema caro aos Tribunais de Contas, cujas funções de controle dos gastos públicos são essenciais para atestar a qualidade da democracia e promover o exercício da cidadania.

Dentre os conferencistas, o destaque é John Ackerman, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), professor de Direito Constitucional e reconhecido pesquisador das instituições de controle de contas públicas.  

Para participar, inscreva-se clicando aqui. O evento será transmitido ao vivo, e o link de acesso será enviado aos participantes inscritos.

Saiba mais: 

Guillermo Alberto O'Donnell (1936-2011) foi um destacado cientista político argentino. Desenvolveu pesquisas sobre a América Latina, em especial no Brasil e na Argentina, mantendo vínculos com a academia estadunidense, especialmente com a Universidade de Yale. Ele ocupou a Cátedra Helen Kellog em Ciência Política no Kellogg Institute da University of Notre Dame, foi pesquisador do Institute for Advanced Study da Stanford University e foi membro da American Academy of Arts and Sciences. Foi também professor da Universidade de São Paulo e da Universidade da Califórnia, dirigiu o Centro de Estudos do Estado e da Sociedade (CEDES) na Argentina e, em 1995, foi nomeado Professor Honorário da Universidade de Buenos Aires Aires.

Como aportes teóricos à Ciência Política, merecem destaque seus trabalhos sobre o Estado burocrático e o autoritarismo e sobre os processos de transição para a democracia nos países latino-americanos. Desenvolveu conceitos como o de accountability horizontal, "democracia micro" e "democracia delegativa". Veja aqui, entrevista de O’Donnell a Horacio Verbitsky sobre “A morte lenta das democracias”.  Nesta edição, pela primeira vez o evento ocorrerá em plataforma digital e terá a parceria de um órgão superior de auditoria de contas, cujas funções foram objeto de pesquisas de O’Donnell.

Acesse aqui a programação completa.

Audiodescrição: Imagem azulada, mostra pessoas caminhando sobre um faixa de pedestres em uma rua movimentada. As informações do evento estão escritas em letras brancas. O logo do TCE-RS, nas cores da bandeira do Estado, está posicionado no canto superior direito (fim da descrição).