Vencedores do II Prêmio TCE-RS de Jornalismo
12 de novembro de 2015 - 15:09
A Comissão de Avaliação do II Prêmio TCE de Jornalismo definiu, na tarde desta quinta-feira (12), as matérias vencedoras do concurso que teve como tema o controle externo da administração pública, a boa gestão dos recursos públicos e o combate à corrupção. Ao todo, concorreram 29 trabalhos, dispostos nas categorias Mídia Impressa, Rádio, TV e Internet.
Participaram da Comissão os seguintes professores e jornalistas: Profª Drª Cristiane  Finger, (PUC-RS); Prof. Dr. Deivison Campos (Ulbra Canoas); Antônio Goulart, indicado pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI); o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindjors), Milton Simas Júnior; e o presidente da Comissão de Avaliação, Francisco Queiroz Filho, da Assessoria de Comunicação do TCE-RS.
A cerimônia de premiação ocorre na próxima sexta-feira, 20/11, às 10h30, no Plenário Gaspar Martins, localizado no prédio-sede do Tribunal. Os vencedores de cada categoria receberão troféus e diplomas, além do prêmio de R$ 5 mil (1º colocado) e R$ 2,5 mil (2º colocado). Por decisão unânime da Comissão, não se concedeu o prêmio na modalidade “Internet”, nem o segundo lugar na modalidade “Rádio”.
Matérias premiadas

Mídia Impressa
1º Lugar: De carona na ambulancioterapia
Autora: Cleidi Pereira, da Zero Hora.

2º Lugar: Um tesouro bilionário perdido no Estado
Autora: Juliana Bublitz, da Zero Hora.

Menção honrosa: Aumento ilegal dos agentes políticos de Cachoeira do Sul
Autores: Cristiano Silva de Lima e Patrícia Loss, do Jornal do Povo.

Rádio
1º Lugar: A sonegação que sangra os cofres públicos gaúchos
Autor: Eduardo Mattos, da Rádio Gaúcha

TV
1º Lugar: O exemplo que vem de cima
Autor: Giovani Grizotti, da RBS TV.

2º Lugar: Faltam 3 milhões de vagas em creches e pré-escolas em todo o país
Autores: Cristine Galissa, Dalmir Pinto e Larissa de Bem, da RBS TV.

Audiodescrição: fundo com jornal desfocado. Em destaque está a parte superior da estátua  - “O Jornaleiro” - oferecida aos vencedores do Prêmio de Jornalismo do TCE-RS:  A imagem que aparece em tom de bronze é a de um menino vendedor de jornais, usando um boné, com um maço de exemplares embaixo do braço esquerdo, pressionado contra o corpo e um jornal erguido com o braço direito levantado. Neste jornal pode-se ver no espaço do título  a sigla “TCE-RS”. Ao lado do menino, na parte superior direita da imagem, está escrito “2º Prêmio TCE-RS de Jornalismo 2015”, em letras cinza.