6 de julho de 2021

TCE-RS apoia projeto “Nenhuma casa sem banheiro”

Construir banheiros em 11 mil residências de famílias de baixa renda, esse é o objetivo do projeto “Nenhuma casa sem banheiro”, que está sendo implantado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, juntamente com o governo do Estado e prefeituras municipais. (...)

24 de julho de 2019

Informativo SINED

Durante dois dias, os problema da Educação no Brasil serão o foco das discussões do II SINED, Simpósio Nacional de Educação. Confira a palavra de Cezar Miola, presidente do Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul. Por Dhenia Gerhardt, do Instituto Rui Barbosa. (...)

1 de novembro de 2018

Fake News: Inteligência artificial da USP tem 90% de acerto contra notícias falsas

As fake news deixaram de ser um fenômeno internacional para fazerem parte da realidade brasileira. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (ufscar) desenvolveram um sistema de inteligência artificial para identificar a veracidade de informações. Thiago Pardo, professor da USP, explica que a plataforma serve apenas para textos noticiosos. (...)

16 de outubro de 2018

Fake News: 68% da população não desconfia dos conteúdos

Dez notícias falsas foram compartilhadas 865 mil vezes no Facebook neste primeiro turno de eleições. O levantamento é da Agência Lupa de checagem, com base apenas nas 10 Fake News mais populares. Além desse estudo, o Instituto da Democracia realizou outra pesquisa sobre o tema. Max Stabile doutorando em Ciência Política, explica algumas conclusões. (...)

6 de setembro de 2019

Cultura nerd fomenta economia nacional

A nova edição do A Palavra é Delas vai tratar sobre a cultura pop e o mundo nerd. 81% das pessoas que se identificam como nerds têm entre 16 e 30 anos, segundo pesquisa realizada pelo Grupo Omelete. Ou seja, são jovens conectados, que consomem a cultura pop através de séries, filmes, quadrinhos e jogos. Adriana Amaral, professora e pesquisadora da área, conversa conosco sobre a influência desses produtos na economia, na vida dos fãs e na própria cultura. (...)

5 de agosto de 2019

Cinema brasileiro arrecadou R$ 300 milhões em 2019

A nova edição do A Palavra é Delas discute o cinema brasileiro. De acordo com o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, da Ancine, somente em 2019, os filmes brasileiros levaram mais de 19 milhões de pessoas ao cinema, gerando uma renda de mais de 300 milhões de reais. Os dados são de janeiro a junho deste ano, período em que foram lançados 74 filmes nacionais. Mayra Lucas, sócia-diretora da Glaz Entretenimento, produtora de filmes de São Paulo, conversa conosco sobre o impacto do cinema na economia e na vida das pessoas. (...)

22 de julho de 2019

Especialista afirma que existe carência na alfabetização do País

No Brasil, a meta para 2015 era diminuir o número de analfabetos para 6,5%. Porém, quatro anos depois, esse objetivo ainda não foi atingido. Segundo estudo divulgado pelo IBGE, o país tem 6,8% de analfabetos. Para abordar esse tema, A Palavra é Delas conversou com Esther Grossi, professora fundadora do Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação.

(...)

11 de julho de 2016

Campos de Morango – Programa veiculado em 08 de julho de 2016

Essa edição inicia com três canções de Paul McCartney: Little Lamb Dragonfly, That's Alright Mama e We Three.

27 de junho de 2016

Programa veiculado em 24 de junho de 2016

Essa edição é um especial em homenagem a Paul McCartney da banda The Beatles.

20 de junho de 2016

Programa veiculado em 17 de junho de 2016

Essa edição inicia com três canções de George Harisson: You, Isn't a Pity? e All things  da banda The Beatles.

26 de janeiro de 2017

Controle em Foco debate a Reforma da Previdência

O Controle em Foco conversa com a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Denise Gentil, sobre a Proposta de Emenda Constitucional que altera as regras da Previdência e da Seguridade Social. A PEC tramita na Câmara dos Deputados.

14 de dezembro de 2016

Controle em Foco debate a proposta de extinção da FEE

O Controle em Foco conversa com o doutor em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tomás Fiori sobre a proposta de extinção da Fundação de Economia e Estatísticas (FEE). A instituição foi incluída no pacote de medidas propostas pelo governador José Ivo Sartori e que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado. (...)

7 de dezembro de 2016

Controle em Foco debate o 26º Congresso do FENASTC

O Controle em Foco conversa com o presidente do CEAPE Sindicato, Josué Martins e o diretor financeiro da Federação Nacional das Entidades de Servidores de Tribunais de Contas do Brasil, Ricardo Silva de Freitas sobre o 26º congresso d a FENASTC.

5 de fevereiro de 2020

Conheça as responsabilidades dos avós nos pagamentos de pensão

No Direto ao Ponto de hoje vamos falar sobre Pensão Avoenga. Para esclarecer as questões sobre o tema, conversamos com Cecília Barros advogada do Direito de Família.

14 de novembro de 2019

Entenda o que é assédio moral no trabalho

O que é assédio moral no trabalho? Para esclarecer essa e outras questões, conversamos com José Fabrício Furlan, presidente da Comissão Especial da Justiça do Trabalho da OAB/RS.

7 de outubro de 2019

Entenda o que é união estável

O que é união estável? Para esclarecer essa e outras questões, conversamos com Rolf Madaleno, advogado do Direito de Família e Sucessões, Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família e professor na PUC do Rio Grande do Sul.

7 de fevereiro de 2019

Entenda a importância de detalhar a prestação de contas

O Entenda o Caso volta a tratar da prestação de contas da administração pública para abordar a importância do detalhamento das informações.

6 de dezembro de 2018

Entenda como ocorrem as contratações do setor público

Nessa edição do Entenda o Caso, o tema é contratação pública. O programa aborda como funcionam as licitações, seus tipos e como esse procedimento acontece no setor público.

13 de setembro de 2018

Entenda as regras e importância da prestação de contas de diárias

O Entenda o Caso de setembro abordou as regras para prestação de contas de diária, importância do procedimento para a administração pública municipal e como realizar a comprovação.

6 de março de 2020

O feminismo e o papel da mulher na sociedade

O Podcast Falando Sério, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul dessa semana é sobre o Dia Internacional da Mulher - feminismo e o papel da mulher na sociedade, com as convidadas Rita Gattiboni, auditora pública externa do TCE e a oficial de controle externo, Carla Atkinson. (...)

29 de janeiro de 2020

Pagamento de verbas indenizatórias

O primeiro episódio do Falando Sério discute o pagamento de verbas indenizatórias pelo TCE-RS. Apresentação de Marcos Rolim. Entrevistado conselheiro substituto Alexandre Mariotti.

1 de janeiro de 2016

Programa fora da grade da Rádio TCE

4 de dezembro de 2015

Hora do Lanche: Marcelo Delacroix

Esta edição é sobre o cantor e compositor, Marcelo Delacroix. Parceiro de músicos como Arnaldo Antunes e dos uruguaios Daniel Drexler e Dani Lopez, o curitibano-gaúcho Delacroix que possui um traço forte em suas composições da mescla do rural e urbano, fala da sua carreira, dos trabalhos em conjunto com o poeta Ronald Augusto e com outros artistas, além da experiência como educador musical. Destaque da música gaúcha, Delacroix tem dois discos solo lançados – ambos premiados com o troféu de Melhor Disco de MPB e Melhor Disco do Ano pelo Prêmio Açorianos de Música e, prepara agora, a sua quarta produção. (...)

20 de novembro de 2015

Hora do Lanche: Alex Alano

Esta edição é sobre o cantor, compositor e violonista gaúcho Alex Alano.

13 de dezembro de 2021

Privilégio branco e a invisibilidade negra e indígena no Brasil

A última edição do ano do programa Negritude TCE traz quatro mulheres que dividem seus saberes e alertam sobre a invisibilidade negra e indígena e o privilégio branco. Como disse uma das entrevistadas “a luta antirracista não é caridade”, cabe a cada Instituição promover o diálogo e amplificar o debate! Que a voz de Izabel, Tatiana, Glicéria e Txai repercuta e se multiplique Rio Grande afora. (...)

8 de outubro de 2021

Ressignificação de símbolos escravagistas no Brasil

A edição do mês de outubro do programa Negritude TCE traz o doutor em Ciências da Comunicação e doutorando em História, Deivison Moacir Cezar de Campos, para falar sobre a ressignificação das estátuas espalhadas por todo o País e que fazem menção a colonizadores e a senhores de escravos. (...)

6 de agosto de 2021

TCE-RS cria Plano Antirracista pioneiro no Brasil

O Negritude TCE do mês de agosto discute o conteúdo e as repercussões do primeiro Plano Antirracista dos Tribunais de Contas no país, lançado recentemente. Em sua quinta edição, o programa conversa com dois dos servidores da Casa responsáveis que participaram ativamente na formulação do Plano: o assessor especial da Presidência, Gleidson Renato Martins Dias, que coordenou o grupo de trabalho e o auditor público externo, coordenador da Consultoria Técnica do TCE, Mauro Cadury. (...)

11 de outubro de 2019

Tatuadora realiza trabalho com sobreviventes de câncer de mama

Vamos falar sobre tatuagens reconstrutivas em seios de mulheres que passaram pela retirada das mamas. Conversaremos sobre o tema com a micropigmentadora estética Mirelli Ventura, idealizadora de um projeto voluntário que oferece de forma gratuita tatuagens que imitam o mamilo à mulheres que passaram pela mastectomia como tratamento contra o câncer de mama. (...)

28 de fevereiro de 2019

Brasil aumenta em 15% a produção de energia eólica

Recentemente foi publicado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) um levantamento mostrando que entre 2017 e 2018 houve um aumento de 15% na capacidade de energia eólica instalada no País. Para abordar a respeito desse estudo e da questão da energia eólica no país, conversamos com a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum. (...)

18 de fevereiro de 2019

TCE auxilia na boa administração previdenciária dos municípios

Na primeira edição do TCE Cidadania de 2019, a auditora pública externa do TCE-RS, Aline Buss Pereira, conversou conosco sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Aline faz parte da equipe técnica que elaborou a Cartilha de Melhores Práticas na Gestão dos RPPS, disponível no portal do TCE-RS. (...)

Programação

banner programação
Equipe

A programação da Rádio TCE é produzida pela Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Contas do Estado do RS


Coordenação de Comunicação: Gilberto Jasper

Supervisão da Rádio: Francisco Queiroz Filho

Estagiários: Henrique Lemes, Leonardo Duarte e Luciana Abdur

Operação Técnica: Sérgio Wagner

Objetivo

A Webrádio TCE tem o objetivo de informar sobre as decisões do Tribunal de Contas do Estado, além de comentar sobre temas importantes sobre a administração pública e os direitos da cidadania. A utilização de seu conteúdo é livre e todos os programas aqui disponibilizados podem ser reproduzidos por rádios comerciais e comunitárias gratuitamente. Neste espaço, o internauta pode também acompanhar as sessões do TCE ao vivo, que ocorrem sempre nas segundas e terças, a partir das 14h e nas quartas-feiras, às 10h30min e às 14h.

Entre em contato

Rádio TCE


Assessoria de Comunicação Social - TCE/RS

Rua Sete de Setembro, 388 - Centro Histórico

CEP 90010-190 - Porto Alegre - RS


(51) 3214.9890 / 9541

radio@tce.rs.gov.